Venda a prazo: estratégias para a tornar mais segura

Venda a prazo: estratégias para a tornar mais segura

Para manter e conquistar clientes diante de tanta concorrência, as empresas precisam criar mais possibilidades de negociação para os consumidores.

Dentre essas possibilidades está a venda a prazo, algo muito comum no mercado, mas que ainda causa medo nos proprietários de negócios.

De fato, é preciso cuidado para que as vendas não tornem prejuízo a empresa, por isso algumas estratégias podem ser adotadas para a segurança financeira.

Saiba dicas de como tornar as vendas a prazo uma opção vantajosa para a empresa sem preocupações futuras.

Boa leitura.

Como fazer com que a venda a prazo seja segura?

A venda a prazo pode trazer muitos benefícios, assim como pode trazer riscos. Veja algumas possíveis estratégias para que esse processo seja mais seguro.

Faça o cadastro dos clientes

Para a segurança da empresa, o ideal é que se tenha um cadastro com os dados dos clientes. Esse cadastro pode ser utilizado de forma estratégica para verificar o histórico de pagamentos ou o perfil do consumidor.

Quais documentos são essenciais para esse cadastro?

Pelo menos os documentos básicos devem ser solicitados, como por exemplo um documento com foto, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Não é seguro fechar uma venda a prazo sem uma análise de documentos.

Órgãos de proteção de crédito

Os órgãos de proteção de crédito podem ser grandes aliados nessa situação, é possível fazer uma consulta para verificar a situação do nome dos clientes no mercado. Assim, a empresa pode repensar ao invés de vender a prazo para alguém com dívidas altas.

Crie um histórico de compras

Se você costuma realizar vendas a prazo, a dica é ter uma planilha com o histórico do pagamento dos clientes. Assim, é possível verificar se houve atraso nos pagamentos ou se o cliente pagou tudo em dia.

É preciso manter as informações sempre atualizadas, para que seja uma boa forma de consultar a confiabilidade dos consumidores.

Não ultrapasse o limite de crédito da empresa

É necessário fazer alguns cálculos para saber qual o limite de crédito da empresa para que não seja prejudicada pelas vendas a prazo.

São vários os fatores a serem considerados como:

⦁ Balanço financeiro;
⦁ Preço dos produtos;
⦁ Fontes de financiamento;
⦁ Tempo de mercado;
⦁ Tamanho do negócio;
⦁ Score;
⦁ Capital social.

Para evitar que as contas fiquem no vermelho, os negócios têm buscado uma securitizadora, empresa que realiza antecipação de recebíveis.

Tenha uma estratégia de cobranças

No sistema de vendas a prazo é muito comum que ocorra atrasos ou então a falta de pagamento por parte de alguns clientes.

Por isso, é necessário que haja uma boa estratégia de cobranças, o ideal é que seja feita por uma empresa especializada no assunto.

Nomeie um responsável pelo crédito

Para que seja um processo mais organizado, a dica é selecionar um colaborador especialmente para a função de analisar a disponibilidade de crédito para os clientes. Essa concessão deve ser feita com base nos documentos, histórico de pagamento e situação do nome no mercado.

Quais as vantagens e quais os riscos da venda a prazo?

amigos de negocios

Quando falamos na venda a prazo, a principal vantagem é a flexibilização de pagamentos, o que facilita muito a negociação com os clientes, sendo inclusive um atrativo para que os consumidores comprem com a sua empresa e não com a concorrência.

Outra vantagem que podemos citar é o fato de ter como comprovar receita a longo prazo, uma forma de facilitar a compra com fornecedores.

Já no que diz respeito aos riscos, a venda a prazo pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa, aumentando as chances de endividamento, devido a falta de dinheiro para cobrir os gastos.

Além disso, é preciso ter consciência da possibilidade de clientes inadimplentes, que podem interferir no crescimento do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *